Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Turma de Alfabetização e Linguagem! Um Abraço!!!

Cursistas da Turma de Alfabetização e Linguagem....
É com muito prazer que agradeço de coração a participação de cada um de vocês no curso pró-letramento. Sei muito bem dos desafios que cada um de vocês tiveram que passar para estarem presentes nos encontros presenciais.
Como sempre disse, o sucesso do curso foi graças a vocês, que procuraram se empenhar ao máximo possível no desenvolvimento e realização das atividades... Agradeço também, a Secretária da Educação, Maria Solange, por ter me escolhido para ser o tutor do Pró-letramento na área de Alfabetização e Linguagem e por ter apoiado, no máximo possível, para o pleno desenvolvimento deste programa de formação continuada no município. Se ela não tivesse me escolhido, não teria tido a oportunidade de conhecer a cada um de vocês, como conheci e por vocês terem se tornado meus AMIGOS. Desejo sucesso aos cursistas de linguagem que irão fazer o revezamento. Espero que vocês continuem fortes e que continuem se capacitando melhor a cada dia, para continuar a vencer o desafio de alfabetizar letrando. Até logo..., e irei me encontrar com alguns de vocês no Gestar-2, então... até + e me aguardem!!!!

SUCESSO SEMPRE!!!!!!!!!!

De seu tutor, Adriano Pereira de Miranda

Tutor homenageado pelas cursistas da Escola Municipal Sossego da Mamãe


Que Legal!! As lembranças foram d+!!!


As lembranças... essas vão ficar na memória dos cursistas! Cada cursista da turma de Alfabetização e Linguagem recebeu um DVD - contendo todos os assuntos e temas trabalhados nos encontros presenciais e um VCD - com vídeos infantis para ser trabalhados nas salas de alfabetização (Exclusividade da Turma). Os cursistas receberam ainda um mini-globo do tutor, pois a partir desta formação, estes estão capazes de contribuir sistematicamente para a inserção de todos os alunos no "mundo do letramento"!

Apresentação do Livro "A fada que tinha idéias"


Premiação aos cursistas


Premiação Especial: após a gincana "Quiz do Pró-letramento", os cursistas participaram de um sorteio: dentro de cada balão das equipes (azul e branca) havia um papel - 4 com a frase "parabéns, você ganhou um brinde"; e nos demais balões a frase "parabéns, pela participação no curso". As cursistas sortudas que ganharam os brindes foram: (da esquerda para a direita) - Viviane Junqueira, Crisalba Guimarães, Sandreane Rodrigues e Dema José. O último da foto sou eu... Adriano!!!

Apoio Tecnológico

No último encontro, assim como nos demais, recebi a ajuda da cursista Viviane Junqueira nos multimeios. Obrigado por sua contribuição durante o curso Viviane! Irei sentir saudades de você e de todos da turma!!! Sucesso Sempre!!!!

Animação geral no "Quiz do Pró-Letramento"

O encontro de encerramento do Pró-letramento na área de Alfabetizãção e Linguagem no muicípio de Guaraí foi marcado pelo "Quiz do Pró-letramento". Neste quiz, a turma foi dividida em duas grandes equipes: Azul e Branca, e fizeram uma disputa acirrada sobre quem respondia corretamente as perguntas e marcava mais pontos. Este quiz foi uma sugestão recebida por mim pelo Tutor Jocelmo Aires, tutor do Pró-letramento do município de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. Obrigado amigo Jocelmo, pelas sugestões!!! - Todos ganharam no jogo, pois as equipes empataram.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Estudo e Socialização do Fascículo 7: "Modos de Falar, Modos de Escrever"


Análise dos LDA e LDLP da Rede Municipal de Ensino


Neste encontro os cursistas realizaram a análise reflexiva dos LDA (Livro Didático de Alfabetização) e os LDLP (Livro Didático de Língua Portuguesa) com os demais.
Algumas das questões apontadas pelo tutor para análise dos grupos foi:
1) Que gêneros textuais são contemplados no livro didático de Língua Portuguesa utilizado por você? Esses gêneros são autênticos?
2) Em sua avaliação, os gêneros textuais da esfera literária estão adequadamente representados na coleção didática adotada no livro didático?
3) Que tipos de atividades são propostas no encaminhamento do estudo do texto no livro didático? Que atividades você considera como relevante que está(ão) ausente(s)?
Na foto acima, cursistas da Escola Municipal JK socializando os questionamentos de análise do LDLP do 4º Ano do Ensino Fundamental (3ª Série).

Introdução ao Fascículo 7: "Modos de Falar, Modos de Escrever"

No estudo com o Fascículo 7: "Modos de Falar, Modos de Escrever", os cursistas terão a oportunidade de refletir sobre as variantes linguisticas existentes no Brasil, e a necessidade de se combater o preconceíto linguistico em sala de aula. O principal objetivo deste fascículo é discutir modos de falar e modos de escrever, e comentar como se dá a integração entre essas duas modalidades discursivas
Na apresentação do fascículo aos cursistas realizada pelo tutor, elencou-se os seguintes pontos de contribuição da Sociolinguistica de acordo com Bagno (2007):

1.Toda língua humana é heterogênea;
2.A heterogeneidade linguística está vinculada à heterogeneidade social;
3.Os elementos que determinam a variação podem ser de ordem linguística (estrutura) ou extralinguística (social) ou uma combinação das duas;
4.Não existe falante de estilo único: todo falante dispõe de uma gama variedade de estilos mais ou menos monitorados;
5.Uma variante linguística é o modo de falar a língua característico de determinado grupo social ou de determinada região geográfica;
6.Variantes linguísticas são maneiras diferentes de dizer a mesma coisa.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resgate de memória das cartilhas: De "Caminho Suave" a "Porta Aberta"

Neste encontro, de sistematização do fascículo 6, os cursistas tiveram a oportunidade de analisar os aspectos relevantes das cartilhas e dos livros didáticos de língua portuguesa. Os principais pontos discutidos foram:
•As cartilhas ocupam papel central nas salas de alfabetização;
•Tem sido a base exclusiva ao definir e regular todos os passos da prática de ensino da leitura e da escrita;
•Crítica: não são todas as cartilhas que explora o uso e as funções sociais da escrita (práticas de letramento);
•As cartilhas trazem “pseudostextos” para alfabetizar os textos cartilhados se caracterizam, portanto, de um amontoado de frases que, juntas não correspondem a um texto, uma vez que não possuem uma unidade de sentido (texto significativo);
•Exercícios possuem em sua natureza mecânica e repetitiva, que possibilitava o aluno a realizá-las sem necessariamente “escrever” (cópias mecânicas ou complete...);
•A teoria de aprendizagem que está por trás dos métodos tradicionais pressupõem que o aluno aprende de forma passiva, recebendo prontas as informações que o livro ou seu professor lhe dá sobre letras/fonemas/sílabas e memorizando-as pela repetição;
•As tarefas nunca levam o aluno a refletir sobre as palavras, nunca estimula o aluno a analisar suas propriedades (quantidade, variedade de letras, relação entre partes escritas e partes pronunciadas, etc.)
Mas, as cartilhas evoluíram, e irão continuar a inovar:
Algumas trazem textos representativos de gêneros variados, como bilhete, instrução de jogo, contos de fadas, reportagem, receita, verbete de enciclopédia, trava-língua, cartaz publicitário, notícia de jornal, etc.

Tutor realizando a Explanação do Fascículo 6


Resgate de Memória dos Livros Didáticos de Alfabetização e dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa

Relembrando o processo de alfabetização... Neste encontro, os cursistas tiveram a oportunidade de manusear novamente algumas das cartilhas e livros didáticos de Língua Portuguesa que marcaram suas vidas durante seus estudos. Dentre estas, destacaram-se:
  • "Cartilha Sodré", de Benedicta Stharl Sodré (1963);
  • "No Reino da Alegria", de Doracy de Paula Falleiros de Almeida (19??);
  • "Caminho Suave", de Branca Alves de Lima (1986);
  • "A Mágica do Aprender", de Yolanda Marques (1986).
Na fotos, as cursistas Maria Aparecida do Carmo (acima) e Mércia Sobrinho (abaixo) relembraram alguns destes livros que marcaram seu processo de leitura/escrita e de alfabetização.