Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

quarta-feira, 31 de março de 2010

Mais uma vez... Uma música de encerramento!

O canto na aprendizagem...
Para encerrar o 7º encontro presencial os cursistas soltaram a voz cantando a música da dupla Guilherme e Santiago "Acorda pra Vida"....
Cantar é um dos princípios adotados nas aulas do Pró-Letramento...
Espera-se que ao final da formação, todos os professores cursistas possam estar cantando e "encantando" os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental...
Essa música está disponível para dowloand no seguinte link: http://www.megaupload.com/?d=6TN3PD56
Muitoo sucesso a todos os cursistas!!!

** Adriano TJ **


Exibição do Vìdeo "Estudo Errado" de Gabriel, o Pensador

Para discutir e refletir sobre o processo de avaliação adotado na escolas públicas, os cursistas assistiram a exibição do vídeo da música do Gabriel, o Pensador "Estudo Errado". Essa música analisa muito bem as questões referentes à avaliação e prática de ensino e avaliativa adotadas pelos docentes. Abaixo, você encontra a letra da música do Gabriel, O pensador e no seguinte link http://www.megaupload.com/?d=870V788F está disponível a música para dowloand.



Estudo Errado
Gabriel, O Pensador

Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando espiando colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância a exploração e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim cês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tô de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...

Abertura do 7º Encontro Presencial

No último dia 29/03 ocorreu em Guaraí o 7º Encontro Presencial da turma de Formação Continuada para os professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento - da área de Alfabetização e Linguagem. Este encontro foi dedicado a apresentação do Fascículo 2 aos cursistas: "Capacidades Linguísticas da Alfabetização: Questões sobre a Avaliação".

terça-feira, 23 de março de 2010

Sistematização das Apresentações do Fascículo 1

Após a apresentações dos 5 grupos temáticos que discute os cinco Quadros das Capacidades Linguísticas da Alfabetização o tutor Adriano Miranda realizou uma explanação dos pontos de maior importância apresentados pelos grupos. O slide utilizado na apresentação pode ser baixado na parte de dowloand no final do nosso blog ou diretamente no link: http://www.megaupload.com/?d=KK4RM0W0
Agora, estaremos dando início aos estudos do próximo fascículo: o Fascículo 2 que discute as Capacidades Linguísticas e as Questões sobre Avaliação.
Sucesso a todos os cursistas!

Apresentação do Grupo 5: Desenvolvimento da Oralidade

O grupo 5 realizou a explanação sobre o quadro que trata das capacidades linguísticas básicas para o desenvolvimento da oralidade do aluno.
Esta seção focaliza um ponto que só há pouco tempo passou a integrar as responsabilidades da escola: o desenvolvimento da oralidade dos alunos. Só recentemente a Linguística e a Pedagogia reconheceram a língua falada, de importância tão fundamental na vida cotidiana dos cidadãos, com legítimo objeto de estudo e atenção. Um dos pontos que merece atenção e foi destacado pelo grupo é do professor oportunizar ao aluno o momento de expressão de idéias, discussão e compartilhamento da fala em seminários, entrevistas a comunidade e participação nos eventos da escola. O grupo 5 realizou sua apresentação de forma clara e objetiva. Parabéns aos integrantes do grupo!

Apresentação do Grupo 4: Produção Escrita

A apresentação do Grupo 4 discutiu o processo de Produção Escrita com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tópico em si trata especialmente das capacidades necessárias ao domínio da escrita, considerando desde as primeiras formas de registro alfabético e ortográfico até a produção autônoma dos textos. O grupo explanou e discutiu a importância dos trabalhos dos gêneros textuais em sala de aula, bem como do trabalho com produções de textos "reais". Parabéns ao grupo pela excelente apresentação!

Tutor realizando a abertura do 6º Encontro Presencial

No dia 22/03 no município de Guaraí-TO aconteceu o 6º Encontro Presencial do Curso de Formação Continuada para os Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Pró-Letramento - da área de Alfabetização e Linguagem. Nesta foto o tutor Adriano Miranda realiza a abertura e a apresentação da pauta de estudo deste encontro. Este encontro foi dedicado à apresentação dos Grupos temáticos de discussão dos Quadro das Capacidades Linguísticas nº 4 (Produção de textos) e nº 5 (Desenvolvimento da Oralidade).

terça-feira, 16 de março de 2010

Também saí na foto


Não resisti... e tive que tirar uma foto com o painel de leitura utilizado pelos cursistas do Grupo 3. Parabéns a todos pela excelente apresentação! Vocês foram 10!

Sugestão de Atividade com Leitura

Esta atividade foi apresentada pela professora Maria Inez, do Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela. Na apresentação ela destacou a importância do professor escolher leituras para serem realizadas em sala de aula de acordo com a maturidade e faixa etária do aluno. O grupo comentou ainda que, para que o trabalho com a leitura tenha efeito o professor deve criar um ambiente propício a este momento "mágico"... E foi isso o que o grupo fez na contação da história "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado. Parabéns ao grupo pela excelente sugestão!

Apresentação do Grupo 3: Leitura: Capacidades, Conhecimentos e Atitudes

O grupo 3 apresentou o quadro da capacidade linguística citado logo acima. Este quadro discute os seguintes aspectos primordiais para o trabalho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 1) Desenvolvimento de atitudes e disposições favoráveis à leitura; 2) Desenvolvimento das capacidades de decifração e 3) Desenvolvimento da fluência na leitura. O grupo comentou ainda sobre a importância do professor como "modelo de leitor" para o aluno, enfocando o trabalho com a diversidade de gêneros textuais em sala de aula.
Parabéns ao grupo pela excelente apresentação!!

Análise reflexiva do Vídeo "Another brink the Wall" - Pink Floyd

Os encontros do Pró-Letramento no município de Guaraí tem como principal objetivo levar os cursistas a refletirem sobre a prática pedagógica adotada em sala de aula. Nesta atividade, os cursistas foram envolvidos na análise e reflexão do Vídeo do grupo Pink Floyd "Another Brink the Wall". Foi-se debatido sobre a prática do professor, a importância do diálogo, o combate à indisciplina, as formas de avaliação e a postura do professor frente às necessidades de aprendizagem do aluno.
Agradeço a todos os cursistas pela participação ativa nesta discussão. Valeu!!!!

Preparação do 5º Encontro Presencial


É... Rapadura é doce, mas não é mole não! Rsrsrssrs....
Para organizar melhor os encontros presenciais do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem nada melhor do que um bom planejamento. Preparação é essencial! Aí estou eu, Adriano, organizando o material que utilizei no encontro do dia 15/03. Obrigado a todos os cursistas pela presença nos encontros presenciais! Eles são preparados com muita dedicação e carinho para vocês. Abraços Fraternos....

terça-feira, 9 de março de 2010

Minha turminha.... Vocês são muito especiais!!!!


Apresentação do Grupo 2: Apropriação do Sistema de Escrita

O grupo 2 realizou a discussão do seguinte Quadro: Apropriação do sistema de escrita. Neste grupo, os cursistas realizaram a explanação dialógica dos seguintes temas de suma importância para o processo de alfabetizar e letrar: 1) Diferenças entre escrita e outras formas gráficas; 2) Dominar convenções gráficas; 3) Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase; 3) Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc; 4) Conhecer o alfabeto; 5) Compreender a categorização gráfica e funcional das letras; 6) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva); 7) Dominar as relações entre grafemas e fonemas; 8) Dominar as regularidades ortográficas; 9) Dominar as irregularidades ortográficas.
Este é o quadro de maior discussão sobre os aspectos linguísticos na alfabetização e um dos mais importantes para professores alfabetizadores.
Por isso, prez@dos cursistas, confiram depois minuciosamente a abordagem deste quadro.
Parabéns ao Grupo 2 pela excelente apresentação!!! Vocês são d++++!!!!

Apresentação do Grupo 1: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita

Este encontro do Pró-Letramento foi dedicado à socialização e apresentação dos grupos de estudo dos Quadro das Capacidades Linguísticas da Alfabetização. Nesta ocasião o Grupo 1 realizou a apresentação do quadro acima citado.
Este quadro discute: 1) Utilização e valorização dos modos de produção e de circulação da escrita na sociedade; 2) Os usos e funções sociais da escrita; 3) Usos da escrita na cultura escolar; 4) Capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar e 5) Capacidades específicas para escrever.
O grupo realizou a apresentação de modo claro e dinâmico. Parabéns a todos!!!!
Vocês são um grupo de muitooo sucesso!!!!

Soltando a Voz....

A cada encontro... Uma música diferente!!!!
Na conclusão deste encontro... os cursistas já vão ser "cantores" oficiais.....
Obrigado pela participação de todos!!!!

Tutor realizando a sistematização da Dinâmica



Dinâmica: "Frutos que desejo para a educação"

Nesta foto, do encontro do dia 08/03/2010, os cursistas participaram da dinâmica "Frutos que desejo para educação". Essa dinâmica foi elaborada pela equipe pedagógica, no qual tive o privilégio de participar durante 4 anos formados pelos integrantes: Anita Silva, Adriano Miranda, Alice Mota, Erly Pimenta e Vanderléia Pessoa. (Abraços amigas!!!)
Essa dinâmica consiste no motivador realizar a leitura biblica de Gálatas 5: 22, 23, onde são apresentados os 9 frutos do espírito santo. Em seguida, é distrubído a cada participante um papel, para que estes escrevam os frutos, os anseios, os desejos que eles almejam alcançar na educação. Puxa... Os cursistas colocaram e compartilharam "muitos sonhos"...
Espero que estes possam ser alcançados por todos....

Caixinha Surpresa

A cada encontro... uma novidade diferente... A cada encontro, uma nova dinâmica, uma nova música, um novo jeito de iniciar os encontros.
É assim que os encontros presenciais do Pró-Letramento no município de Guaraí são realizados, tudo tendo como foco a participação integral dos cursistas.
Espero que vocês estejam gostando dos encontros presenciais, viu?!
Abraços a todos!!!!!