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quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Orientação Didática: "Gente que mora dentro da gente" - de Jonas Ribeiro


Bom dia Amigos(as)! Encontrei uma orientação didática muito interessante para trabalhar com o livro "Gente que mora dentro da gente" de Jonas Ribeiro. - Orientação Didática elaborado por: Valéria de Oliveira Alves

Eu utilizo muito esse livro para o início do ano letivo... Espero que seja útil a todos(as)!

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O livro Gente que mora dentro da gente de Jonas Ribeiro (Editora Dimensão) encanta crianças e adultos. As ilustrações são atraentes e sorridentes: corações, gatinhos e bonequinhos encantadores chamam a atenção do pequeno leitor que imagina novas histórias a partir dos desenhos. Os adultos se encantam com a linguagem delicada e com as metáforas e reflexões que a história suscita.

"Já pensou se nós formos contar todas as pessoas que moram em nosso coração? A conta nunca ia terminar, não é? - pergunta o autor na contra-capa.

Na escola, o livro pode levantar discussões, despertar emoções e trabalhar os relacionamentos entre as pessoas. Atualmente vivemos num mundo de violências em que as próprias crianças já sofrem as conseqüências não podendo brincar livremente e andando assustadas. Conversar sobre o respeito ao outro e a importância da solidariedade pode ajudar a superar a violência e construir um mundo melhor. É um livro que fala de sentimentos e nos faz pensar em tudo que está ao nosso redor.

O livro na escola:

Antes de contar a história, explore o título. As crianças que já escrevem podem listar quem mora no seu coração e o porquê.
Para as que ainda estão em fase de alfabetização pode ser feita uma lista coletiva com nomes mais gerais tipo pai, mãe, irmãos...
Conte a história e explore as imagens: em que elas se relacionam com o texto, o que despertam...
Falar sobre as emoções sempre é bom. Pode ajudar a turma a se conhecer melhor e histórias importantes das vidas das crianças podem chegar até o professor.
Dependendo da faixa etária, várias palavras no texto serão desconhecidas das crianças (raças, ancestrais, cidadão, etiqueta...). O significado pode ser descoberto no contexto da história e o dicionário também pode ser usado para tirar dúvidas e formular ou esclarecer conceitos.
Após a leitura e exploração do livro, as crianças podem desenhar a partir de certas passagens da história ou a partir das discussões e sentimentos que o livro despertou.
A reescrita da história pode produzir bons textos e desenvolver a habilidade de escrita em várias faixa-etárias.
A história também pode servir de fonte de inspiração para outras histórias: incentive seus alunos e ajude-os a desenvolver a criatividade com sugestões e idéias.
É importante lembrar que nada disso será interessante se o próprio mediador não se encantar com a história. Afinal, como despertar o prazer da leitura se você não o sente?