Seja Bem-Vindo ao Espaço de debates e socialização da Turma Pró-letramento: Alfabetização/Linguagem do Município de Guaraí-TO
Mensagem a todos cursistas!
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Sugestão de trabalho: livro sanfonado
A sugestão de trabalho com a confecção do livro sanfonado foi fornecida pelos compentes do grupo 4 dos seminários temáticos: "Produção: capacidades, conhecimentos e atitudes"
Você que é cursista do Pró-letramento, do Gestar II ou apenas visitante, não deixe de contribuir com seu comentário. Contamos com sua participação!!!
Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem
O objetivo do Pró-Letramento é oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do Esino Fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de formação continuada de professores na modalidade a distância.
BOAS VINDAS AO BLOG DO PRÓ-LETRAMENTO E GESTAR II DE GUARAÍ-TO!!!
É com muito prazer, cursista do Pró-letramento da área de Alfabetização e Linguagem, cursista do Gestar II na área de Língua Portuguesa do Município de Guaraí-TO, ou visitante que disponibilizamos esse espaço de interação. Este blog irá lhe acompanhar ao longo deste curso. Este espaço foi elaborado com toda a dedicação. Procurarei inserir nesse espaço questões cruciais para o ensino de Língua Portuguesa e as condições do trabalho do professor de alfabetização nas séries iniciais. Espero ter contemplado um pouco da diversidade de formação e da realidade das escolas do nosso município. Não deixe de acessar esse espaço! Ele é seu! Adriano Pereira de Miranda Tutor do do Pró-letramento na área de Alfabetização e Linguagem e do Gestar II na área de Língua Portuguesa Guaraí-TO
Aviso!!!
Não deixe de verificar as postagem mais antigas para acompanhar os trabalhos, fotos e textos já postados. A foto da turma oficial da área de Matemática encontra-se nas postagens mais antigas.
Início dos Cursos de Formação Continuada
Agora sim! Os dois cursos do Pró-Letramento na área de Matemática e de Alfabetização e Linguaguem (para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e do Gestar II na área de Língua Portuguesa e Matémática (para os Anos Finais do Ensino Fundamental) já iníciaram no município de Guaraí. Desejamos sucesso a todos os cursistas e contamos com o empenho de todos. Sucesso Sempre!!!
Adriano Pereira de Miranda Tutor do Pró-Letramento na área de Alfabetização e Linguagem e Formador do Gestar II na área de Língua Portuguesa
Nos dias 23 e 24 de outubro ocorreu o I Encontro de Acompanhamento de Tutores, em Palmas-TO. Presença do tutor de Alfabetização e Linguagem de Guaraí, Adriano Miranda
Olá! Sou Adriano, graduado em Pedagogia pela Faculdade Guaraí - FAG, pós-graduado em Teorias e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, pela mesma Faculdade e Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalho na Secretaria Municipal da Educação de Guaraí como Coordenador da Formação Continuada e Projetos Especiais. Estou como Tutor e Coordenador do Pró-letramento na área de Alfabetização e Linguagem e do Gestar II na área de Língua Portuguesa. Espero desenvolver um trabalho em parceria com meus cursistas para deste modo revolucionar ensino da Língua Materna.
Email/MSN para contato: adrianotj1@yahoo.com.br
Skype: adriano.tj.1
Twitter: @adrianotj1
"Assim, entende-se que a prática pedagócia mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento". (Fascículo 1, Unidade I, p. 13)
Novidade do Blog: Mensseger :-D
Olá cursista do pró-letramento ou visitante. Seja Bem Vindo ao nosso Blog! Agora ele conta com esta grandiosíssima ferramenta de comunicação: Um mensseger integrado. Isso mesmo! Todas as vezes que estiver disponível na caixa acima significa que estou on-line e poderemos conversar em tempo real no blog (com todos os recursos disponíveis no Yahoo Messenger) trocas experiências, sanar dúvidas sobre as atividades e muito mais... Conto com sua participação. Até mais! Adriano Miranda - Tutor do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem do Município de Guaraí-TO.
Amplexo...
AMPLEXO
- Mãe, me dá um amplexo? A pergunta pega Cinira desprevenida. Antes que possa retrucar, ela nota o dicionário na mão do filho, que completa o pedido: - E um ósculo também. Ainda surpresa, a mulher procura no livro a definição das duas estranhas palavras. E encontra. Mateus quer apenas um abraço e um beijo. Conversa vai, conversa vem, Cinira finalmente se dá conta de que o garoto, recém-apresentado às classes gramaticais nas aulas de Português, brinca com os sinônimos. “O que vai ser de mim quando esse tiquinho de gente cismar com parônimos, homônimos, heterônimos e pseudônimos?”, pensa ela, misturando as estações: “Valha-me Santo Antônio!”. E emenda: - Pára com essa bobagem menino! - Ah, mãe, o que é que tem? Você nunca chamou cachorro de cão? E casa de residência? E carro de automóvel? - É verdade, mas... Mas a verdade é que Cinira não tem uma boa resposta. - E meu nome é Mateus – continua o rapaz. – Só que você me chama de Matusquela. - Ei, isso não vale. Matusquela é apelido carinhoso. - Sei, sei. Tudo bem se eu usar nosocômio e cogitabundo em vez de hospital e pensativo? E criptobrânquio no lugar de mutabílio? - Mutabílio? O que é isso? - O mesmo que deretremado, ora. Tá aqui no Aurélio. Está mesmo. É um bichinho. Mas pouco importa. A mãe questiona a opção do menino por vocábulos incomuns. Mateus saí-se com esta: - A professora disse que aprender palavras é como ganhar roupas e guardar numa gaveta. Quando a gente precisa delas, tira de lá e usa. Cada uma serve para uma ocasião, por mais esquisita que pareça. Igual à querê-querê roxa que você me deu no último aniversário, lembra? Como esquecer? Cinira nem se dá ao trabalho de consultar o dicionário. Sabe que a explicação para essa última provocação está no verbete camiseta[1].
REFERÊNCIA: Retirado da Revista Nova Escola, Ano XXII, n° 209, Jan/Fev 2008, p. 88, 89. [1] Quem é quem? Marcelo Alencar, autor deste conto, já trabalhou como cartunista e editor de histórias em quadrinhos. Jornalista é editor da Revista Nova Escola.
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