Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

terça-feira, 31 de março de 2009

Produção de Texto "Maluca"

O encontro do dia 30/03 foi marcado pela dinâmica “Produção de texto Maluca”. Sugestão apresentada pelo Tutor Adriano Miranda, para o trabalho com produção de texto. Abaixo, você encontra esta brincadeira passo a passo e a produção dos cursistas de Alfabetização e Linguagem.


PRODUÇÃO DE TEXTO “MALUCA”

REGRAS:

Dividir a turma em grupo (de no máximo 5 componentes)
Solicitar a cada grupo que escreve, no quadro ou em um cartaz os comandos que o professor irá ditar;
Depois do ditado ter sido concluído, os alunos deverão montar uma produção de texto com as palavras que foram escritas.
Vence quem apresentar o texto primeiro.

PALAVRAS A SEREM DITADAS PELO PROFESSOR: (Sugestão)

a) Nome de animal que comece com a letra L;
b) Nome de uma coisa da natureza que começa com a letra P;
c) Nome de alimento com a letra V;
d) Nome de flor com a letra M;
e) Nome de cor com a letra A;
f) Nome de pessoa com a letra G;
g) Nome de cidade com a letra B;
h) Nome de fruta que comece com a letra L;
i) Nome de artista com a letra R;
j) Nome de coisas feitas de madeira com a letra D;
k) Nome de animal com a letra J;
l) Nome de número com a letra T.

Após a socialização das palavras, os alunos deverão escrever uma produção de texto com as palavras escritas.

As palavras sugeridas pelos cursistas foram: leão, pássaro, vagem, margarida, amarelo, Geilma, Belo Horizonte, limão, Rodrigo Santoro, dama, jabuti e três.

Confira abaixo, a produção dos cursistas!!!


PRODUÇÃO ESCRITA DOS CURSISTAS:

A VIAGEM

Rodrigo Santoro foi a feira na cidade de Belo Horizonte e comprou vagem, limão e três margaridas amarelas. Ao término das compras, resolveu ir ao zoológico, pois queria ver pássaros, leão e jabuti. Para não ir sozinho, convidou a dama Geilma para lhe fazer companhia. Ela aceitou e eles passaram momentos agradáveis no zoológico.
(Cursistas: Aldenice Leandro, Cleonilde Pinto, Mércia Sobrinho, Antônio Roberto, Maria Lúcia, Delma José)

O PASSEIO

Certo dia, Geilma e Rodrigo Santoro foram ao zoológico de Belo Horizonte, viram um pássaro amarelo cantando lindamente para uma dama, enquanto ela e seu amigo tomavam refresco de limão. Passaram na janela do leão e ficaram encantados com tamanha beleza e três jaulas depois estava o jabuti comendo vagem. E após passearem e observarem todos os animais, sentiram-se cansados e resolveram ir embora, mas Geilma avistou um canteiro de margaridas e aproveitou para tirar muitas fotos.
(Cursistas: Iolanda Bastos, Mauricéia Chaves, Crisalba Guimarães e Aênia Aparecida)

PASSEIO A BELO HORIZONTE

Geilma se vestiu como uma dama para se encontrar com Rodrigo Santoro em Belo Horizonte. Assim que se encontraram foram a um restaurante e como prato principal comeram vagem com limão. As três da tarde foram ao zoológico e ficaram encantados com o que viram: leão, pássaros e jabuti. Na saída do zoológico ele colocou uma margarida amarela em seus cabelos. Ela agradeceu com um beijo ardente. O final deste passeio, tire suas próprias conclusões...
(Cursistas: Sandra José, Dorinalva Oliveira, Katiane Martins, Letícia Pospiecha, Maria de Jesus Almeida, Maria Aparecida do Carmo, Rosélia Sousa, Terezinha Guedes)

UM PASSEIO PELA FLORESTA

Estava na floresta passeando quando vi um leão dormindo e logo depois surgiu um pássaro carregando uma vagem no seu bico, e pousou no canteiro de margaridas amarelas, sem perceber a presença do leão que ali estava. Em seguida Geilma e Rodrigo Santoro chegaram a Belo Horizonte para um pequinique. Só que a cesta que prepararam só tinha três limões, como eram muito azedo, jogaram fora e o jabuti os comeu. Então eles resolveram com isso aproveitar o passeio e jogar dama e se divertir.
(Cursistas: Vilma Alves, Viviane Junqueira, Nizélia Holanda, Lucilene Guida)

VIAGEM A BELO HORIZONTE


Um belo dia, fui ver um leão no zoológico, vi um pássaro tão bonito comendo vagem perto de uma linda margarida. Ele tinha um tom amarelo nas suas asas. Geilma me chamou para irmos logo porque teríamos uma viagem a Belo Horizonte à noite. Eu passava muito mal quando viajava, por isso sempre andava com um limão para cheirar. Chegando lá encontrei Rodrigo Santoro jogando dama e comendo jabuti assado, então convidou nós duas para jogar. Sentamos os três e jogamos até cansar. Foi ótimo!
(Cursistas: Claudia Xerente, Maria Sousa Pereira, Maria Sônia Lima, Maria das Graças Milhomem)

O PASSEIO

Em um passeio pelo zoológico de Goiânia, pude conhecer de perto um enorme leão. Naquele momento sobrevoava por nós alguns pássaros. Também conheci um rapaz que trazia algumas vagens para alimentar os animais e umas margaridas para colocar no aquário do zoológico. Eu, a Geilma e o Guilherme ficamos amarelos com tanta beleza; sonhávamos estar em Belo Horizonte chupando limão, jogando dama e apreciando um belo jabuti. Após sairmos do zoológico, nós três assistimos a uma reportagem sobre o ator Rodrigo Santoro.
(Cursista: Antônio Roberto Silva Sousa)

Nenhum comentário: