A criação de um ambiente de leitura na sala de aula e a utilização deste contribui significamente na formação de leitores. Na sistematização do Fascículo 4, os cursista tiveram oportunidade de realizarem uma leitura visual e sensorial do material preparado pelo Tutor Adriano Miranda. Neste encontro, foi montado na sala um ambiente repleto de materiais para ser trabalhado e que não pode faltar na sala de aula para formação de leitores. Neste encontro foi apresentado aos cursistas que:
1. Para promover e orientar a leitura, é preciso que o professor seja um leitor, vivencie práticas de leitura e dar “fala” ao que lê;
2. O gosto pela leitura é despertado pelo entusiasmo do adulto que incentiva a criança a aproximar-se dos livros;
3. Para formar leitores não existe receita a seguir: cada professor (a), de acordo com sua história de leitura e a necessidade de seus alunos, tem condições de avaliar o melhor caminho a ser trabalhado.
4. A leitura deve ser: estimulante, reflexiva, diversificada e crítica (inferências!)
2 comentários:
Parabéns aos professores de Guaraí-To pela dedicação e interesse no curso. Leiam para si, leiam para os alunos. Formemos leitores nesse Brasil a dentro! Só a leitura para transformar a nossa sala de aula. Parabéns ao Professor Adriano pelo trabalho.
Sempre firmes!
Aham! Obrigado pelo comentário Jocelmo! Realmente, o maior desafio dos professores de alfabetização é o de desenvolver alunos leitores. Mas devemos estar conscientes de que, "crianças lendo significa o Brasil crescendo". Até +++. Adriano
Postar um comentário