Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

sábado, 15 de agosto de 2009

Prova Brasil

O Ensino da Língua Portuguesa, consoante diretrizes emanadas do Ministério da Educação, deve voltar-se para a função social da língua como requisito básico para que o indíviduo ingresse no mundo letrado e possa construir seu processo de cidadania e integrar a sociedade como ser participante e atuante. Segundo os Parêmetros Curriculares Nacionais:

"A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador do sistema de escrita, etc." (PCN, Língua Portuguesa, 1997, p. 53)

A Matriz de Referência que norteia as provas de Língua Portuguesa do SAEB e da Prova Brasil está estruturado sobre o foco da leitura, que requer a competência de apreender o texto como construção do conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.

Ao contrário da simples reprodução de procedimentos e do acúmulo de informações, a matriz de referência de Matemátia do SAEB/Prova Brasil está estruturada sobre o foco de resolução de problemas. A resolução de problemas possibilita o desenvolvimento de capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como intuição, dedução e estimativa.

Os Descritores da Prova Brasil podem ser encontrados no Anexo do Material do Pró-letramento tanto de Alfabetização/Linguagem, quanto no de Matemática. O Ministério da Educação distribuiu a todas as escolas públicas por volta do mês de Abril o documento "Matriz de Referência, Tópicos e Descritores" (2009) que traz de maneira detalhada as competências e habilidades que devem ser trabalhadas com os alunos do 5° e 9° do Ensino Fundamental.

A internet também é uma excelente fonte de pesquisa sobre a Prova Brasil. Acesse os links abaixos e descubra!

1) http://provabrasil.inep.gov.br/

2) http://provabrasil2009.inep.gov.br/

3) http://portal.mec.gov.br/ideb

Referências:

Parâmetros Curriculares Nacionais (1997)

Fascículo do Pró-letramento: Alfabetização/Linguagem e Matemática


2 comentários:

Alfabetização em Foco disse...

olá Adriano! Que bom ter você aqui com a gente. Estamos sempre acompanhando seu blog e ficando por dentro das novidades. Também estamos preparando nossos alunos para encarar a prova Brasil.

Abraços...

Adriano TJ disse...

Olá! Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Até mais! Nos visite mais vezes!
Adriano TJ