Seja Bem-Vindo ao Espaço de debates e socialização da Turma Pró-letramento: Alfabetização/Linguagem do Município de Guaraí-TO
Mensagem a todos cursistas!
terça-feira, 23 de março de 2010
Apresentação do Grupo 4: Produção Escrita
A apresentação do Grupo 4 discutiu o processo de Produção Escrita com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este tópico em si trata especialmente das capacidades necessárias ao domínio da escrita, considerando desde as primeiras formas de registro alfabético e ortográfico até a produção autônoma dos textos. O grupo explanou e discutiu a importância dos trabalhos dos gêneros textuais em sala de aula, bem como do trabalho com produções de textos "reais". Parabéns ao grupo pela excelente apresentação!
Você que é cursista do Pró-letramento, do Gestar II ou apenas visitante, não deixe de contribuir com seu comentário. Contamos com sua participação!!!
Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem
O objetivo do Pró-Letramento é oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do Esino Fundamental de modo a elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de formação continuada de professores na modalidade a distância.
BOAS VINDAS AO BLOG DO PRÓ-LETRAMENTO E GESTAR II DE GUARAÍ-TO!!!
É com muito prazer, cursista do Pró-letramento da área de Alfabetização e Linguagem, cursista do Gestar II na área de Língua Portuguesa do Município de Guaraí-TO, ou visitante que disponibilizamos esse espaço de interação. Este blog irá lhe acompanhar ao longo deste curso. Este espaço foi elaborado com toda a dedicação. Procurarei inserir nesse espaço questões cruciais para o ensino de Língua Portuguesa e as condições do trabalho do professor de alfabetização nas séries iniciais. Espero ter contemplado um pouco da diversidade de formação e da realidade das escolas do nosso município. Não deixe de acessar esse espaço! Ele é seu! Adriano Pereira de Miranda Tutor do do Pró-letramento na área de Alfabetização e Linguagem e do Gestar II na área de Língua Portuguesa Guaraí-TO
Aviso!!!
Não deixe de verificar as postagem mais antigas para acompanhar os trabalhos, fotos e textos já postados. A foto da turma oficial da área de Matemática encontra-se nas postagens mais antigas.
Início dos Cursos de Formação Continuada
Agora sim! Os dois cursos do Pró-Letramento na área de Matemática e de Alfabetização e Linguaguem (para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e do Gestar II na área de Língua Portuguesa e Matémática (para os Anos Finais do Ensino Fundamental) já iníciaram no município de Guaraí. Desejamos sucesso a todos os cursistas e contamos com o empenho de todos. Sucesso Sempre!!!
Adriano Pereira de Miranda Tutor do Pró-Letramento na área de Alfabetização e Linguagem e Formador do Gestar II na área de Língua Portuguesa
Nos dias 23 e 24 de outubro ocorreu o I Encontro de Acompanhamento de Tutores, em Palmas-TO. Presença do tutor de Alfabetização e Linguagem de Guaraí, Adriano Miranda
Olá! Sou Adriano, graduado em Pedagogia pela Faculdade Guaraí - FAG, pós-graduado em Teorias e Práticas Pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, pela mesma Faculdade e Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Trabalho na Secretaria Municipal da Educação de Guaraí como Coordenador da Formação Continuada e Projetos Especiais. Estou como Tutor e Coordenador do Pró-letramento na área de Alfabetização e Linguagem e do Gestar II na área de Língua Portuguesa. Espero desenvolver um trabalho em parceria com meus cursistas para deste modo revolucionar ensino da Língua Materna.
Email/MSN para contato: adrianotj1@yahoo.com.br
Skype: adriano.tj.1
Twitter: @adrianotj1
"Assim, entende-se que a prática pedagócia mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento". (Fascículo 1, Unidade I, p. 13)
Novidade do Blog: Mensseger :-D
Olá cursista do pró-letramento ou visitante. Seja Bem Vindo ao nosso Blog! Agora ele conta com esta grandiosíssima ferramenta de comunicação: Um mensseger integrado. Isso mesmo! Todas as vezes que estiver disponível na caixa acima significa que estou on-line e poderemos conversar em tempo real no blog (com todos os recursos disponíveis no Yahoo Messenger) trocas experiências, sanar dúvidas sobre as atividades e muito mais... Conto com sua participação. Até mais! Adriano Miranda - Tutor do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem do Município de Guaraí-TO.
Amplexo...
AMPLEXO
- Mãe, me dá um amplexo? A pergunta pega Cinira desprevenida. Antes que possa retrucar, ela nota o dicionário na mão do filho, que completa o pedido: - E um ósculo também. Ainda surpresa, a mulher procura no livro a definição das duas estranhas palavras. E encontra. Mateus quer apenas um abraço e um beijo. Conversa vai, conversa vem, Cinira finalmente se dá conta de que o garoto, recém-apresentado às classes gramaticais nas aulas de Português, brinca com os sinônimos. “O que vai ser de mim quando esse tiquinho de gente cismar com parônimos, homônimos, heterônimos e pseudônimos?”, pensa ela, misturando as estações: “Valha-me Santo Antônio!”. E emenda: - Pára com essa bobagem menino! - Ah, mãe, o que é que tem? Você nunca chamou cachorro de cão? E casa de residência? E carro de automóvel? - É verdade, mas... Mas a verdade é que Cinira não tem uma boa resposta. - E meu nome é Mateus – continua o rapaz. – Só que você me chama de Matusquela. - Ei, isso não vale. Matusquela é apelido carinhoso. - Sei, sei. Tudo bem se eu usar nosocômio e cogitabundo em vez de hospital e pensativo? E criptobrânquio no lugar de mutabílio? - Mutabílio? O que é isso? - O mesmo que deretremado, ora. Tá aqui no Aurélio. Está mesmo. É um bichinho. Mas pouco importa. A mãe questiona a opção do menino por vocábulos incomuns. Mateus saí-se com esta: - A professora disse que aprender palavras é como ganhar roupas e guardar numa gaveta. Quando a gente precisa delas, tira de lá e usa. Cada uma serve para uma ocasião, por mais esquisita que pareça. Igual à querê-querê roxa que você me deu no último aniversário, lembra? Como esquecer? Cinira nem se dá ao trabalho de consultar o dicionário. Sabe que a explicação para essa última provocação está no verbete camiseta[1].
REFERÊNCIA: Retirado da Revista Nova Escola, Ano XXII, n° 209, Jan/Fev 2008, p. 88, 89. [1] Quem é quem? Marcelo Alencar, autor deste conto, já trabalhou como cartunista e editor de histórias em quadrinhos. Jornalista é editor da Revista Nova Escola.
2 comentários:
Hum q pena q perdi,mas acredito q essa turminha mandou bem....
Sim, com certeza!
Este grupo apresentou muitooo bem o Quadro das Capacidades Linguísticas referente à Produção de Texto. Você perdeu mesmo! Rsrs
Postar um comentário