Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

terça-feira, 10 de março de 2009

Sugestões de Produção de Texto e Ditado

O encontro do dia 09/03 foi dedicado a apresentação e socialização das idéias principais do texto de Luís Carlos Cagliari, "Ditado e Cópia", extraído do livro Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. Os cursistas da Escola Municipal JK ficaram responsáveis pela apresentação de sugestões para o trabalho com ditado em sala de aula. Algumas das sugestões apresentadas pelo grupo foram:
  • Ditado dirigido: O professor escreve no quadro palavras ditadas pelas crianças. Depois, lê uma dessas palavras. As crianças devem achá-la no quadro e copiá-la no caderno.
  • Ditado visual (ditado mudo): Material necessário: Desenhos ou gravuras com o nome escrito atrás. O professor mostra o desenho ou a gravura de animais, frutas, objetos, etc. As crianças escrevem o nome do desenho mostrado. Depois, o professor vira a ficha com a palavra e as crianças fazem comparação. (Cuidado a utilizar figuras ambíguas);
  • Ditado de Memória: O professor escreve no quadro ou mostra uma ficha com a palavra, pedindo para as crianças lerem. Dá um tempo para as crianças memorizarem. Em seguida, apaga a palavra do quadro ou esconde a ficha. As crianças escrevem a palavra no caderno. Depois comparam a ficha.
  • Jogo do Ditado: Quem vier ao quadro e escrever rápido e certo ganha uma prenda (a critério do professor). Ditado funciona através de comandos. Exemplo: "Estou pensando numa palavra que é o nome de um animal que voa e tem quatro sílabas (passarinho); Estou pensando numa palavra que é o nome de uma nimal que nada e tem duas sílabas (pato); Estou pensando em um animal, que voa, alimenta-se de carnes em decomposição e tem três sílabas (urubu), etc...
  • Escrita Espontânea: O professor organiza as listas de palavras que os alunos deverão escrever. Ex: Faça uma lista de: utensílios de cozinha, legumes, verduras, compras para supermercado, nomes de animais domésticos, histórias lidas, marca de carros, etc. Faça uma lista de coisas que existem na sala que são: Ex: pretas, brancas, azuis, vermelhas, etc. Faça lista de coisa que existem na sua casa que são: macias, duras, lisas, ásperas, etc.

Após a apresentação das sugestões, a cursista Viviane Junqueira, da Escola Municipal JK entregou a cada representante das Escolas Municipais a lista com outras sugestões de brincadeiras e jogos utilizando o ditado.

2 comentários:

Rose disse...

Tutora, amei sua sugestão de trabalho com ditado.Sou tutora de S.A.D, ainda não participei da formação,mas já estou atuando.
Parabéns.

Pró-letramento Guaraí-TO disse...

Olá Rose! Que bom que você gostou das sugestões apresentadas pela cursista do Pró-letramento. O trabalho com o texto sobre ditado e cópia no curso, trousse uma reflexão muito significativa sobre essa prática pedagógica adotada pelos professores. Bom dia e visite-nos sempre!!! Adriano - Tutor da Turma