Mensagem a todos cursistas!

Cursistas do Revezamento estamos aguardando o envio dos Certificados da UnB>

terça-feira, 10 de março de 2009

Sugestões de Produção de Texto e Ditado

O encontro do dia 09/03 foi dedicado a apresentação e socialização das idéias principais do texto de Luís Carlos Cagliari, "Ditado e Cópia", extraído do livro Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. Os cursistas da Escola Municipal JK ficaram responsáveis pela apresentação de sugestões para o trabalho com ditado em sala de aula. Algumas das sugestões apresentadas pelo grupo foram:
  • Ditado dirigido: O professor escreve no quadro palavras ditadas pelas crianças. Depois, lê uma dessas palavras. As crianças devem achá-la no quadro e copiá-la no caderno.
  • Ditado visual (ditado mudo): Material necessário: Desenhos ou gravuras com o nome escrito atrás. O professor mostra o desenho ou a gravura de animais, frutas, objetos, etc. As crianças escrevem o nome do desenho mostrado. Depois, o professor vira a ficha com a palavra e as crianças fazem comparação. (Cuidado a utilizar figuras ambíguas);
  • Ditado de Memória: O professor escreve no quadro ou mostra uma ficha com a palavra, pedindo para as crianças lerem. Dá um tempo para as crianças memorizarem. Em seguida, apaga a palavra do quadro ou esconde a ficha. As crianças escrevem a palavra no caderno. Depois comparam a ficha.
  • Jogo do Ditado: Quem vier ao quadro e escrever rápido e certo ganha uma prenda (a critério do professor). Ditado funciona através de comandos. Exemplo: "Estou pensando numa palavra que é o nome de um animal que voa e tem quatro sílabas (passarinho); Estou pensando numa palavra que é o nome de uma nimal que nada e tem duas sílabas (pato); Estou pensando em um animal, que voa, alimenta-se de carnes em decomposição e tem três sílabas (urubu), etc...
  • Escrita Espontânea: O professor organiza as listas de palavras que os alunos deverão escrever. Ex: Faça uma lista de: utensílios de cozinha, legumes, verduras, compras para supermercado, nomes de animais domésticos, histórias lidas, marca de carros, etc. Faça uma lista de coisas que existem na sala que são: Ex: pretas, brancas, azuis, vermelhas, etc. Faça lista de coisa que existem na sua casa que são: macias, duras, lisas, ásperas, etc.

Após a apresentação das sugestões, a cursista Viviane Junqueira, da Escola Municipal JK entregou a cada representante das Escolas Municipais a lista com outras sugestões de brincadeiras e jogos utilizando o ditado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tutora, amei sua sugestão de trabalho com ditado.Sou tutora de S.A.D, ainda não participei da formação,mas já estou atuando.
Parabéns.

Adriano TJ disse...

Olá Rose! Que bom que você gostou das sugestões apresentadas pela cursista do Pró-letramento. O trabalho com o texto sobre ditado e cópia no curso, trousse uma reflexão muito significativa sobre essa prática pedagógica adotada pelos professores. Bom dia e visite-nos sempre!!! Adriano - Tutor da Turma